quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jaco Pastorius - Um mestre do contrabaixo

Olá Amigos do Blog eu sei que você andam sentindo falta de novas matérias mas é com grata satisfação que informo que estamos mudando de endereço.

Todas as novas matérias estão sendo publicadas no nosso novo site www.primeirosacordes.com.br .

Vá até lá conheça e prestigie informe os seus amigos. Precisamos de vocês pra poder fazer um trabalho realmente bacana. O site ainda não está devidamente pronto mas já está funcionando.

Então não se esqueça você quer matérias novas, mais informações vá até o nosso site.

www.primeirosacordes.com.br 
Jaco Pastorius

Biografia

Como um cometa que passa uma vez na vida, o gênio Jaco Pastorious queimou durante um tempo breve, mas até hoje as chamas das inovações que trouxe permancem influentes nos jovens baixistas. Como um dos músicos que tinha mente mais aberta nos anos setenta e oitenta, Pastorious tocou um baixo elétrico estilo fretless. O estilo de sua performance era enérgico, às vezes frenético, empolgando qualquer músico que tocasse com ele.

Pastorius nasceu em 1 de dezembro de 1951 em Norristown, Pensilvania, e cresceu em Fort Lauderdale, Florida. Foi na mistura potente de soul, blues e influências musicais caribenhas no Sul da Flórida que Pastorius afiou o seu baixo, se apresentando em vários grupos musicais.

Em 1975 ele gravou com Pat Metheny e, um ano depois, ele se uniu ao grupo Weather Report. A força de sua música reluziu a banda como comprovou o seu sucesso comercial de 1977 , “Birdland”. Seu disco de estréia como líder tinha a presença de Herbie Hancock na música “Speak Like A Child”. O álbum seguinte, “Word Of Mouth” ficou famoso por sua grande banda e pelas peças atonais. Também foi um solicitado sideman, tocando com Hancock, Hubert Laws, Michael Brecker e Jack DeJohnette.

Pastorius entre outras gravações atuou em “Hejira” e “Shadows and Light” de Joni Mitchell, que na época era sua companheira. Seu comportamento foi se complicando em razão do abuso de drogas e bebidas, o que acabou destruindo a sua brilhante carreira. Ele morreu em 21 de setembro de 1987, assassinado por um segurança em um clube de Fort Lauderdale.

Discografia
1976 Jaco Pastorius  - Epic/Legacy
1981 The Birthday Concert (live) - Warner
1981 Word of Mouth - Warner
1983 Invitation (live) - Warner
1986 Live in Italy - Jazzpoint
1986 Jazz Street - Timeless
1986 Curtain Call (live) - Another Hit

Neste video do You tube temos um grande encontro entre dois feras Jaco e John Scofield tocando a clássica The chicken. O Que é mais legal é ver como Jaco tinha uma grande respeito pela função ritmica do isntrumento sabendo exatamente o momento de por seus solos extremamente melódicos e de extremo bom gosto, uma aula para qualquer baixista.

Um comentário:

Ianes disse...

Com toda a certeza Pastorius foi o mestre dos mestres. Estive bisbilhotando o seu blog e estou seguindo ele a partir de agora, também sou baixista iniciante e tenho muitas dificuldades em campo Harmônico,solos e improvisos, estudo sozinho e pela internet,acabei encontrando seu blog no qual aprendi muitas coisas novas e espero aprender ainda mais, parabéns você é um ótimo professor, já virei fã!